quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Jerome Bruner

- Vida
Graduou-se na Universidade de Duke, na cidade de Durham (Carolina do Norte), em 1937 e posteriormente em Harvard, na ciadade de Cambridge (Massachusetts). Em 1941, obteve o título de doutor em Psicologia e tem sido chamado o pai da Psicologia Cognitiva, pois desafiou o behaviorismo.

- Teoria
  • Na estrutura teórica de Bruner, o aprendizado é um processo ativo, no qual aprendizes constroem novas idéias ou conceitos, baseados em seus conhecimentos passados e atuais.
  • Bruner tem como uma idéia central da sua teoria a necessidade do professor e dos alunos conhecerem a estrutura de uma determinada área de conhecimento/assunto. Quando o aluno está acomodado com os conhecimentos adquiridos, cabe ao professor propor-lhe dúvidas, motivando-o a descobrir por si mesmo os princípios.
  • Afirma ainda que se pode ensinar qualquer coisa para qualquer criança em qualquer estágio de desenvolvimento, pois o fundamental é a interação entre: criança, assunto e modo pelo qual ele é apresentado, assim, o aluno pode transferir a aprendizagem para uma nova situação.
Currículo Espiral significa ver o mesmo tópico mais de uma vez com diferentes modos de representação e em diferentes níveis de profundidade, ou seja, as informações iniciais apresentadas se adequam a capacidade de compreensão do indivíduo e vão gradativamente se tornando mais e mais complexas a medida em que este se desenvolve, fazendo com que o aluno construa continuamente sobre o que já aprendeu.
  • Segundo Bruner, o desenvolvimento do homem, está ligado a sua capacidade de construir modelos de representação do mundo, que lhe permitem ir além da informação dada, sendo que a construção dos modelos iniciais ocorre através de fatores que a cultura fornece ao indivíduo. Portanto, ele constrói modelos iniciais segundo convenções sócio-culturais, para só então criar seus próprios modelos.
Para Bruner o desenvolvimento é caracterizado pelo domínio progressivo de três formas de representação do conhecimento: ativa, icônica e simbólica.
  • Ativa é caracterizada pelo manuseio e pela ação física.
  • Icônica se caracteriza pelo surgimento da capacidade de associação e representação através de imagens.
  • Simbólica é caracterizada pela representação formal e transposição das experiências para a linguagem.
A estrutura principal da teoria Construtivista de Bruner (1966) é que a aprendizagem é um processo ativo no qual aprendizes constróem novas idéias ou conceitos baseados em conhecimentos anteriores. O aprendiz seleciona e transforma a informação, constrói hipóteses e toma decisões, contando com uma estrutura cognitiva para assim o fazer. Estruturas cognitivas (esquema, modelos mentais) dão significado e organização às experiências e permitem ao indivíduo ultrapassar o significado da informação.
Um aspecto interessante a se ressaltar é que tais estágios de representação não estão ligados a fatores biológicos, mas sim a fatores culturais. Bruner destaca a importância do erro por manter o indivíduo interessado na tarefa.
Difere de Piaget em relação à linguagem. Para ele, o pensamento da criança evolui com a linguagem e dela depende. Para Piaget, o desenvolvimento da linguagem acontece paralelamente ao do pensamento, caminha em paralelo com a lógica.


Referências:


15 comentários:

  1. Muito bom. Possivelmente seja o teórico utilizado em minha peSquisa de mestrado.

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  2. Uma teoria que nos inspira como Docentes.

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  3. muito bom , ajuda ter uma clareza no trabalho, muito bem colocado esta teoria.

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  4. Muito simples de perceber, thanks a lot.

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